Com o objetivo de salvar vidas, o Detran-RO realizou 156 operações de fiscalização de trânsito em diversos municípios de Rondônia durante o mês de março. As ações, coordenadas pela Diretoria Técnica de Fiscalização (DTFAT), são baseadas no Artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que as fiscalizações buscam reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, em alinhamento com as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). As operações contaram com a colaboração do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Civil (PCRO) e agentes de fiscalização do Detran-RO.
Durante operações como a Lei Seca, Corta Giro, Duas Rodas e Uma Só Vida, foram realizadas 13.651 abordagens, com 9.166 testes de alcoolemia. O resultado foi o flagrante de 847 motoristas embriagados e 783 condutores inabilitados.
O diretor de fiscalização, Welton Roney, ressaltou que março apresentou um recorde alarmante de embriaguez ao volante. "Desde a implantação da Lei Seca em 2011, nunca vimos números tão altos. Esse aumento revela uma grave falta de conscientização sobre os perigos de combinar álcool e direção."
Apesar dos números preocupantes, os dados também mostram que 1.630 motoristas (entre embriagados e inabilitados) evitaram acidentes fatais. Isso é confirmado pelas informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e do Hospital João Paulo II.
- Atendimento do Hospital João Paulo II de janeiro a março
| Sinistro de Trânsito | Demonstrativos de Trânsito 2024 | Demonstrativos de Trânsito 2025 |
| Automóvel | 108 | 62 |
| Bicicleta | 91 | 67 |
| Moto | 886 | 797 |
| Atropelamentos | 59 | 54 |
| Total | 1.144 | 980 |
Comentários: