Estadão Rondônia - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Porto Velho

Prefeitura intensifica operação de prevenção e fiscalização contra incêndios

Ação fiscalizou regiões com maior registro de queimadas e focos de calor na capital

Jenyffer Diógenes
Por Jenyffer Diógenes
Prefeitura intensifica operação de prevenção e fiscalização contra incêndios
Secretaria Municipal de Comunicação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) intensificou as ações de combate e prevenção a incêndios urbanos. Em parceria com o Departamento de Gestão de Políticas Ambientais (DGPA), Departamento de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (Defis) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a operação teve como foco principal os bairros com histórico recorrente de focos de calor e queimadas na zona Leste da cidade. 

As equipes percorreram aproximadamente 80 ruas nos bairros Lagoa, Lagoinha e Três Marias, regiões que concentram a maioria das denúncias e ocorrências relacionadas a incêndios. Durante as fiscalizações e o monitoramento, foram utilizados drones equipados com tecnologia de ponta para identificar queimadas, fumaça e outras irregularidades.

Além do trabalho de fiscalização, as equipes realizaram orientações à comunidade, reforçando a importância de evitar práticas ilegais, como queimadas e descarte inadequado de resíduos, que agravam os impactos ambientais e colocam em risco a saúde da população, especialmente durante o período de seca.

Publicidade

Leia Também:

O secretário da Sema, Arthur Borin, acompanhou as atividades de campo e destacou a relevância da atuação conjunta entre os órgãos ambientais para ampliar a capacidade de resposta do município.

“A prevenção é a ferramenta mais eficaz para combater os incêndios urbanos. A união entre as instituições fortalece nosso trabalho, permitindo proteger a cidade, preservar os recursos naturais e garantir qualidade de vida à população”.

Operação alcançou cerca de 80 vias distribuídas entre os bairros Lagoa, Lagoinha e Três Marias

O prefeito Léo Moraes ressaltou que as ações fazem parte de uma estratégia permanente de proteção ambiental e segurança da população.

“A Prefeitura tem atuado de forma firme e integrada para prevenir queimadas e reduzir os impactos dos incêndios urbanos. Estamos investindo em fiscalização, tecnologia e conscientização para proteger nossas comunidades e o meio ambiente”, destacou o prefeito.

A operação reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança da comunidade e a conservação ambiental, reafirmando a importância da integração para minimizar os impactos das queimadas urbanas.

Canais para denúncias

A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização ambiental.

Denúncias sobre queimadas, descarte irregular de resíduos e outras práticas que possam provocar incêndios podem ser feitas pelo WhatsApp (69) 98423-4092 ou presencialmente na Rua General Osório, nº 81, Centro, das 8h às 14h.

A Sema segue atuante no monitoramento e na prevenção de desastres ambientais, investindo em tecnologia, planejamento e parcerias para tornar a cidade mais preparada para enfrentar os desafios do período mais crítico do ano.

FONTE/CRÉDITOS: Sema
Comentários:
Jenyffer Diógenes

Publicado por:

Jenyffer Diógenes

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!