Estadão Rondônia - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Mundo

Lula e governador do RJ assinam adesão do estado ao Propag

Programa oferece ao estado um sistema de pagamento da dívida com a União mais vantajoso

Estadão Rondônia
Por Estadão Rondônia
Lula e governador do RJ assinam adesão do estado ao Propag
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, assinaram nesta segunda-feira (22) a adesão do estado ao Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados).

A cerimônia ocorreu nesta manhã no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.

Leia Mais

  • PSD aciona MPRJ contra ex-secretário e Cláudio Castro por improbidade

    PSD aciona MPRJ contra ex-secretário e Cláudio Castro por improbidade

  • Rio quer usar R$ 20 bi em crédito da Petrobras para abater dívida com União

    Rio quer usar R$ 20 bi em crédito da Petrobras para abater dívida com União

  • Decisão do TSE sobre Castro amplia indefinição no RJ e pressiona Dino

    Decisão do TSE sobre Castro amplia indefinição no RJ e pressiona Dino

Além de Lula, estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, que atua como ministro em exercício em substituição de Dario Durigan.

Publicidade

Leia Também:

“O que é importante é que vai sobrar mais dinheiro para o governador administrar o Rio de Janeiro. Uma parte desse dinheiro tem que ser alocada em programas sociais, em duas áreas em especial: saúde e educação”, disse Lula após a assinatura do programa.

Já Couto agradeceu a Lula e disse: “Há poucos dias me perguntavam como o Rio de Janeiro poderia fazer para sair daquela previsão orçamentária negativa de R$ 19,5 bilhões. Eu mencionei que, assim como a Presidência da República tem um grande time que pode conduzir o país, eu tenho aqui um grande secretariado”.

De acordo com o governador em exercício, a proposta inclui o repasse de R$ 20 bilhões em crédito que o governo fluminense possui com a Petrobras para abater parte da dívida com a União. O montante está relacionado à dívidas que a estatal teria por causa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Propag

O Propag oferece um sistema de pagamento da dívida do estado com a União mais vantajoso.

Por meio dele, governadores podem ampliar o prazo de pagamento dos débitos e a redução de encargos financeiros. Por outro lado, as unidades federativas precisam fazer investimentos em áreas estratégicas para conseguir benefícios fiscais.

Ao participar do Propag, o Rio de Janeiro, que mensalmente paga para a União em torno de R$ 490 milhões, vai passar a ter uma redução nas prestações. O valor agora será de R$ 113 milhões por mês, com crescimento gradual ao longo de cinco anos.

Ricardo Couto demite aliados de Castro e faz “pente-fino” no Palácio Guanabara | CNN PRIME TIME Ricardo Couto demite aliados de Castro e faz “pente-fino” no Palácio Guanabara | CNN PRIME TIME

*Sob supervisão de Lucas Schroeder

FONTE/CRÉDITOS: lauramolfese
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!